Segue no Facebook

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O desafio foi aceite! Finalmente ao fim de quase 10 meses, resolvi voltar a dar asas à escrita criativa. Foi necessário este desafio para retomar bons velhos hábitos.
Relendo a última publicação que fiz no meu blogue, valido a genial citação de Neruda: " Escrever é fácil. Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.". Aí se fosse assim tão fácil...
O que não faltam são ideias: uma mente sempre a borbulhar de pensamentos, teorias, sonhos. O pior é que nos perdemos neste turbilhão que é sempre mais rápido, espontâneo, que não cumpre horários e nem escolhe locais e nos deixa estáticos quando os queremos  partilhar através da escrita. 
Portanto, preencher este "meio" que vai desde a "letra maiúscula" até ao "ponto final", por vezes requer muita força de vontade e disciplina. É que dá cá um trabalho pedir às ideias que tirem senhas de atendimento e que se mantenham em ordem, sem atropelos até chegar o momento de serem "despachas/partilhadas" através da escrita!
Mesmo quando colocamos a primeira "letra maiúscula", as ideias não sossegam! Continuam a intrometer-se no pensamento inicial, querem todas mostrar a sua mais valia ao serem escolhidas como tópico da escrita. Enfim, é complicado.
Toda esta anarquia origina por vezes uma mudança de tópico ao longo da escrita, às vezes imperceptível a nós que estamos ao comando do teclado. Quando vemos, a ideia inicial foi alterada, transformando o texto em algo diferente do que nos tínhamos proposto escrever.  
Como se o simples facto de ter de escolher um tópico no meio de tantas ideias já não fosse difícil, agora ainda mais esta de ter de lidar com ideias empertigadas que se julgam umas mais interessantes do que outras!
Sinceramente não sei como os escritores aturam estas coisas. Talvez por isso demorem tanto tempo a escrever um romance ou um policial (por exemplo)!
Por já saber que isto acontece mais vezes do que o desejável, deixei-me andar apenas ao sabor dos pensamentos e ideias. Tenho boicotado a tentativa das mesmas quererem passar à escrita. Isto para lhes mostrar quem realmente manda! Eu é que sei sobre o quê que vou escrever, ora essa!!
Infelizmente constato que este boicote de 10 meses não surtiu muito efeito no meu plano...releio o que escrevi...elas continuam a levar à avante as suas vontades!!